Idealens K2 – Realidade Virtual Móvel sem Smartphone

De momento existem principalmente duas maneiras de experienciar Realidade Virtual, uma é a RV Móvel e a outra a RV ligada a um PC. A RV Móvel tira partido das capacidades de um bom smartphone para, por exemplo, renderizar em tempo real gráficos 3D ou visualizar um vídeo 360º sem o inconveniente de ter uma série de cabos ligados a um PC. A RV ligada a um PC, apesar dos cabos pendurados, permite um nível de imersão maior, não só devido à maior capacidade gráfica, como também ao sistema de localização espacial que permite que o utilizador circule em qualquer direcção, vendo essas acções reflectidas também no espaço virtual (ao contrário da RV Móvel que apenas permite rodar a cabeça a partir de um ponto estacionário).

Quando decidi criar o stand VR-Deck soube logo à partida que seria mais prático usar uma solução de RV Móvel do que por exemplo usar uns HTC Vive ou Oculus Rift que, para além do preço (600$-800$), precisava ainda de andar com um bom PC preparado para RV (o que também não é nada barato nem leve de transportar). Mais, à medida que ia também começando a desenvolver conteúdos de RV sabia que estava a desenvolver para uma gigantesca base de utilizadores de smartphones. Porém, usar uma solução de RV Móvel tem alguns inconvenientes, como colocar e retirar um telemóvel bastante caro dos óculos de RV, correndo o risco de o deixar cair, o acesso aos botões de volume é limitado, volta e meia tenho que limpar o écran, etc…

Uma solução como o Idealens K2 é uma ideia excelente porque são uns óculos de RV Móvel que não necessitam de um smartphone, têm integrados um CPU e GPU de última geração a correr um interface gráfico virtual em cima de Android, e assim, básicamente todo o tipo de experiências e jogos desenvolvidos para Android correm à partida nestes óculos também.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *